implantes

A Implantologia é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à reabilitação das ausências dentárias através da colocação de implantes.

A reabilitação de maxilares desdentados parcial ou totalmente já não implica obrigatoriamente o desgaste de dentes naturais para a confecção de pontes ou o uso de próteses removíveis suportadas nos dentes restantes ou apenas na mucosa do doente.

Com o recurso aos implantes dentários temos hoje soluções de reabilitação que nos permitem preservar dentes e evitar o recurso às desconfortáveis próteses dentárias.

Os implantes são estruturas em titânio puro que ao serem colocados nos maxilares vão desempenhar o papel antes exercido pelas raízes dos dentes naturais. Os implantes ao serem inseridos nos maxilares e após o tempo necessário para a osteointegração (cicatrização óssea) servirão de suporte para a colocação de uma coroa quando se trata de implantes unitários (falta de um dente), uma ponte fixa sobre implantes (falta de mais de 3 dentes contínuos) ou de uma prótese total fixa ou removível sobre implantes.